Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRESIDENTA DA CUT-SC CONVOCA TRABALHADORES PARA GREVE NACIONAL EM DEFESA DA APOSENTADORIA

Presidenta da CUT-SC convoca trabalhadores para greve nacional em defesa da aposentadoria

15/02/2018

Anna Julia Rodrigues ocupou a tribuna da Alesc para denunciar o desmonte da Previdência e convocar os trabalhadores para se unirem aos atos que acontecerão em todas as regiões de Santa Catarina no dia 19 de fevereiro

Escrito por: Pricila Baade

 

Na manhã desta quinta-feira (15) a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, ocupou a tribuna da Alesc para denunciar o desmonte da Previdência e convocar os trabalhadores e trabalhadores para a greve nacional da próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, em defesa da aposentadoria.

Durante sua fala, Anna Julia afirmou que as justificativas do governo para defender a reforma são falsas “Não existe déficit. Um claro exemplo é que o governo tem R$ 500 bilhões para cobrar dos grandes devedores e não cobra. A CPI da previdência constatou que, se pegar os últimos 15 anos, o superávit da Previdência chega a R$ 821 bilhões”.

Ela falou ainda sobre a intenção do governo golpista de Michel Temer e seus aliados em entregar a previdência pública para os bancos e o sistema financeiro e levar o povo brasileiro a contribuir com o sistema de previdência privada.

Anna criticou ainda a falsa propaganda de que o desmonte da previdência cortará privilégios “Se antes já era difícil um trabalhador de baixa renda contribuir pelo tempo mínimo para a previdência, com a Reforma Trabalhista e as novas regras para se aposentar será quase impossível. Com o trabalho intermitente, os pobres, principalmente, não conseguirão juntar 15 anos de contribuição para a previdência pública”.

A presidenta da CUT-SC terminou sua fala chamando os trabalhadores para se unirem a greve do dia 19 de fevereiro e mandando um recado para os deputados federais e estaduais e senadores que apoiarem esse golpe contra os trabalhadores: quem votar, não volta!

Em Santa Catarina, municípios de todo o Estado irão se unir a luta contra a Reforma da Previdência. No sul, um ato acontecerá a partir das 8h, em frente à agência do INSS, em Criciúma, e uma mobilização também acontecerá em Araranguá. Em Blumenau, um ato está sendo programado a partir das 15h, em frente a Prefeitura, onde seguirá com uma passeata até o INSS.

Em Chapecó, atos acontecerão durante toda a manhã para defender a previdência pública. A concentração será a partir das 7h, em frente a uma empresa sonegadora do INSS. Em seguida, às 9h, os militantes se encontrarão na Praça Coronel Bertaso, e às 11h o ato será nos Bancos Itaú e Bradesco. Além disso, nos dias 20 e 21 de fevereiro os trabalhadores do campo acamparão em frente ao INSS.

A regional Meio-Oeste também está organizada para defender os direitos dos trabalhadores. Lages fará um ato em frente ao prédio da previdência social, às 14h, e em Caçador uma mobilização acontecerá a partir das 9h, no Largo Caçanjure.

Em Florianópolis, o transporte coletivo ficará paralisado durante todo o dia 19. Os trabalhadores do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem) também irão aderir à greve em defesa da aposentadoria. A partir das 9h, as centrais sindicais e entidades se concentrarão na Praça de Lutas, no centro da capital, e um grande ato acontecerá a partir das 16h, com uma passeata até o INSS.

Além disso, o SINTE/SC está orientando que todos os trabalhadores e trabalhadores da rede estadual de educação paralisem completamente as atividades nas escolas e participem de atos e mobilizações em suas cidades.

Dia 19 é dia de paralisação! Vamos barrar esse golpe contra os trabalhadores! Em defesa da aposentadoria digna para todos!

 

Confira a agenda de lutas de Santa Catarina:

OESTE

São Miguel do Oeste - Ato na praça central contra a reforma da previdência e dos devedores da previdência, às 10h30

Chapecó: concentração às 9h, ato na Praça Coronel Bertaso, e ato nos Bancos Itaú e Bradesco

Xanxerê - ato a partir das 13h30, em frente ao Banco Bradesco

 

SUL

Criciúma: ato a partir das 8h, em frente à agência do INSS

 

MEIO OESTE

Caçador: ato a partir das 9h, no Largo Caçanjure.

Lages: ato em frente ao prédio da previdência social, às 14h

 

VALE

Blumenau: ato a partir das 15h, em frente à Prefeitura

Rio do Sul: ato em frente a agência do INSS, 7h

 

NORTE

Joinville – Concentração na empresa Tupy, às 13h30 e ato na Praça da Bandeira, às 16h

Jaraguá do Sul – Ato em frente à empresa WEG, às 13h

Canoinhas – Ato às 9h, na Praça do Chimarrão

 

FLORIANÓPOLIS

Florianópolis: A partir das 9h concentração na Praça de Lutas e grande ato às 16h

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br