Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ACORDO GARANTE MANIFESTAÇÃO EM PORTO ALEGRE NOS DIAS 23 E 24

Acordo garante manifestação em Porto Alegre nos dias 23 e 24

22/01/2018

Expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam aos atos de apoio à democracia e ao direito de Lula concorrer nas próximas eleições

Escrito por: Redação CUT

O acampamento em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato será montado no Anfiteatro Por do Sul, nas imediações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Está garantido o direito à livre manifestação dos milhares de manifestantes que estão sendo esperados nos dias 22, 23 e 24 na capital gaúcha. Com isso, cresceram as chances de o ex-presidente Lula participar de um ato político em Porto Alegre na terça-feira (23), véspera do julgamento do seu recurso no TRF-4.

O anúncio foi feito por representantes da CUT-RS e de movimentos sociais e partidos de esquerda que compõem a Frente Brasil Popular, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19). O local do acampamento foi definido em acordo extrajudicial feito com o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF/RS) por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e representantes do Governo do Estado e Município de Porto Alegre. 

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou que o espaço do Anfiteatro é “bem adequado” para o ato e que os movimentos sociais estão satisfeitos com o acordo. 

Nespolo frisou que, para garantir a tranquilidade das manifestações, mais de 2 mil representantes dos movimentos sociais irão atuar na segurança e organização dos atos.

Segundo o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Cedenir Oliveira, já está confirmada a vinda de pelo menos 30 mil pessoas em caravanas de fora de Porto Alegre, sendo a maioria delas vindas do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam aos atos de apoio à democracia e ao direito do ex-presidente concorrer nas próximas eleições. “Não tenhamos dúvida de que serão milhares em Porto Alegre”, disse Cedenir.

No documento assinado, fica estabelecida a limitação do tráfego de veículos na Avenida Evaldo de Pereira Paiva entre a Rótula das Cuias e o Estádio Beira Rio. O acesso de ônibus e caminhões para estacionamento, embarque e desembarque de pessoas e carga e descarga de material só serão permitidos pela Avenida Ipiranga até a Rua Edvaldo Pereira Paiva.

Confira a agenda de atividades previstas para ocorrerem na capital gaúcha nos dias 23 e 24 de janeiro:
23/01
9h - Mulheres pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato!
Local: Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa do RS

14h - Ação Global Anti Davos - Contra o Ataque Neoliberal, em defesa da democracia, da soberania das nações e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores
Local: Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa do RS

Presenças: Senador Paulo Paim (PT/RS), Senador Roberto Requião (MDB/PR), Deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), Gilberto Leal (Conen), Marianna Dias (UNE), Salete Carolo (MST), Guilherme Boullos (MTST), Deputado Estadual Edegar Pretto - Presidente da AL/RS

16h – Concentração para a Grande Marcha na Esquina Democrática (centro de Porto Alegre) e ato político cultural

Noite - Início da vigília em frente ao TRF-4 e possível ato político com a presença de Lula (a confirmar) 

24/01
Continuação da vigília durante o dia e ato público em frente ao TRF-4
 

*com informações da CUT-RS/Sul21

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br