Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ACORDO GARANTE MANIFESTAÇÃO EM PORTO ALEGRE NOS DIAS 23 E 24

Acordo garante manifestação em Porto Alegre nos dias 23 e 24

22/01/2018

Expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam aos atos de apoio à democracia e ao direito de Lula concorrer nas próximas eleições

Escrito por: Redação CUT

O acampamento em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato será montado no Anfiteatro Por do Sul, nas imediações do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre. Está garantido o direito à livre manifestação dos milhares de manifestantes que estão sendo esperados nos dias 22, 23 e 24 na capital gaúcha. Com isso, cresceram as chances de o ex-presidente Lula participar de um ato político em Porto Alegre na terça-feira (23), véspera do julgamento do seu recurso no TRF-4.

O anúncio foi feito por representantes da CUT-RS e de movimentos sociais e partidos de esquerda que compõem a Frente Brasil Popular, durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (19). O local do acampamento foi definido em acordo extrajudicial feito com o Ministério Público Federal do Rio Grande do Sul (MPF/RS) por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) e representantes do Governo do Estado e Município de Porto Alegre. 

O presidente da CUT-RS, Claudir Nespolo, destacou que o espaço do Anfiteatro é “bem adequado” para o ato e que os movimentos sociais estão satisfeitos com o acordo. 

Nespolo frisou que, para garantir a tranquilidade das manifestações, mais de 2 mil representantes dos movimentos sociais irão atuar na segurança e organização dos atos.

Segundo o coordenador estadual do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Cedenir Oliveira, já está confirmada a vinda de pelo menos 30 mil pessoas em caravanas de fora de Porto Alegre, sendo a maioria delas vindas do interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

A expectativa é que mais de 50 mil pessoas compareçam aos atos de apoio à democracia e ao direito do ex-presidente concorrer nas próximas eleições. “Não tenhamos dúvida de que serão milhares em Porto Alegre”, disse Cedenir.

No documento assinado, fica estabelecida a limitação do tráfego de veículos na Avenida Evaldo de Pereira Paiva entre a Rótula das Cuias e o Estádio Beira Rio. O acesso de ônibus e caminhões para estacionamento, embarque e desembarque de pessoas e carga e descarga de material só serão permitidos pela Avenida Ipiranga até a Rua Edvaldo Pereira Paiva.

Confira a agenda de atividades previstas para ocorrerem na capital gaúcha nos dias 23 e 24 de janeiro:
23/01
9h - Mulheres pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato!
Local: Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa do RS

14h - Ação Global Anti Davos - Contra o Ataque Neoliberal, em defesa da democracia, da soberania das nações e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores
Local: Teatro Dante Barone - Assembleia Legislativa do RS

Presenças: Senador Paulo Paim (PT/RS), Senador Roberto Requião (MDB/PR), Deputada Alice Portugal (PCdoB/BA), Gilberto Leal (Conen), Marianna Dias (UNE), Salete Carolo (MST), Guilherme Boullos (MTST), Deputado Estadual Edegar Pretto - Presidente da AL/RS

16h – Concentração para a Grande Marcha na Esquina Democrática (centro de Porto Alegre) e ato político cultural

Noite - Início da vigília em frente ao TRF-4 e possível ato político com a presença de Lula (a confirmar) 

24/01
Continuação da vigília durante o dia e ato público em frente ao TRF-4
 

*com informações da CUT-RS/Sul21

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br