Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NO DIA 5 DE DEZEMBRO ATOS ACONTECERÃO EM SANTA CATARINA CONTRA O DESMONTE DA PREVIDÊNCIA

No dia 5 de dezembro atos acontecerão em Santa Catarina contra o desmonte da Previdência

30/11/2017

Mesmo que o governo tenha recuado para a votação da Reforma da Previdência, diversos municípios de Santa Catarina irão fazer atos para pressionar os deputados e deixar claro o recado "Se botar pra votar, o Brasil vai parar"

Escrito por: Pricila Baade

 

A greve nacional, que estava sendo chamada pela CUT e outras centrais sindicais, foi suspensa, mas a luta contra a Reforma da Previdência continua. A notícia de que o governo retirou da pauta da Câmara de Deputados a proposta da Reforma da Previdência é um sinal de que os deputados ficaram ainda mais inseguros e não estão confortáveis em votar esse projeto ao verem a mobilização que estava sendo organizada para a próxima semana. Mesmo assim, atos e mobilizações acontecerão na próxima terça-feira (5) em algumas cidades de Santa Catarina para mostrar para os deputados que estamos atentos e deixar claro o recado “Se botar pra votar, o Brasil vai parar”.

O sul catarinense fará ações de mobilização no sábado, 2 de dezembro, para alertar a população sobre o desmonte da previdência. A partir das 9h, está sendo organizado um ato na Praça Nereu Ramos, em Criciúma, quando representantes do movimento sindical ocuparão o local com faixas e bandeiras e irão incentivar a população a se manifestar contra a Reforma da Previdência. Já na segunda-feira (4), os sindicatos do Sul farão a entrega aos deputados dos abaixo-assinados contra a reforma da previdência na sede do Sindicato dos Bancários, em Criciúma.

Na capital catarinense, um ato está programado para acontecer com concentração às 15h, no Largo da Alfândega. Em Joinville, uma ação irá acontecer às 16h, na Praça da Bandeira.

Em Caçador, a mobilização acontecerá a partir das 9h, no Largo da Caçanjurê, na Avenida Barão do Rio Branco. A ação reunirá representantes do movimento sindical e de grupos populares e contará com distribuição de panfletos para denunciar para a população os retrocessos que essa reforma trará.

A nova proposta de desmonte da Previdência Social anunciada pelo governo do ilegítimo Michel Temer é tão ou mais perversa do que as anteriores. As trabalhadoras e os trabalhadores do setor público e do privado serão prejudicados em todas as situações impostas pelas novas regras, sendo obrigados a trabalhar mais em condições precarizadas que foram legalizadas pela nova lei trabalhista, ganhar menos e, ainda, correr o risco de não conseguir se aposentar.

Além da idade mínima de 65 anos para os homens e de 62 para as mulheres, será exigido 480 meses de contribuições ao INSS - que correspondem a 40 anos ininterruptos – para obter a aposentadoria integral, isto é, 100% da média de todas as contribuições que, segundo economistas, equivale a 70% do valor do maior salário sobre o qual recolheu.

Para a presidenta da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues, as mobilizações são importantes para derrubar a Reforma da Previdência. “Precisamos pressionar os deputados para que votem contra mais esse ataque aos direitos dos trabalhadores. É inaceitável que Temer e seus aliados consigam retirar dos trabalhadores o direito de se aposentar. Não há mais desculpas que sustentem esse desmonte, a CPI já provou que não existe rombo na Previdência. A CUT estará atenta para mobilizar a classe trabalhadora caso a reforma entre em pauta para votação”.

Locais de Concentração em SC para atos contra a Reforma da Previdência:

- Florianópolis: 15h, no Largo da Alfândega

- Joinville: 16h, Praça da Bandeira

- Caçador - 9h, no Largo Caçanjurê

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br