Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > FORMAÇÃO DE DIRIGENTES NA ESCOLA SUL DEBATE SOBRE SINDICALISMO E TRABALHO

Formação de dirigentes na Escola Sul debate sobre sindicalismo e trabalho

24/10/2017

23 dirigentes sindicais dos três estados do Sul estão presentes na sede da Escola Sul Sindical para realização do primeiro módulo da Formação de Dirigentes Antes, Agora e Amanhã

Escrito por: Escola Sindical Sul/CUT-SC

Começou nessa segunda-feira (23) as aulas do primeiro módulo do Programa de Formação de Dirigentes Antes, Agora e Amanhã (FDA) com o tema “Sindicalismo e trabalho”. O curso, promovido pela Secretaria Nacional de Formação da CUT e a Escola Sindical Sul, em parceria com a Escola de Ciências do Trabalho do DIEESE, conta com a participação de 23 dirigentes sindicais dos três estados do Sul. As aulas do módulo 1 seguem até esta sexta-feira (27)

De acordo com Mário Alberto Dal Zot, participante do curso e presidente do Sindicato dos Petroleiros do Paraná e Santa Catarina, “em um momento de ataques à classe trabalhadora e à sua dignidade, nada mais oportuno que um curso que possibilita trocar experiências e aprofundar os conhecimentos sobre as bases da sociedade capitalista que cria esse tipo de condição”.

O curso, que é presencial e com a carga horária de 368 horas, busca compreender o capitalismo como estrutura de classe que oprime o trabalhador; as relações de trabalho e funcionamento da sociedade a partir de uma visão marxista; aprofundar o debate sobre as contradições do capitalismo, geração e distribuição da riqueza, entendendo a etapa de acumulação de capital que estamos hoje, considerando as desigualdades nas relações de trabalho, sempre a partir da perspectiva da história da classe trabalhadora como resultado da ação dos sujeitos históricos.

Com estas referências, os e as participantes se apropriarão de temas relativos à agenda da CUT nos âmbitos nacional e internacional, bem como às questões regionais, dando-lhes condições de desenvolver ações organizativas a partir dos seus locais de trabalho, que levarão ao fortalecimento da ação política e sindical nas regiões em que o curso será desenvolvido.

 

Para a Presidenta do Sindicato dos Municipais de São José, Jumeri Zanetti, que também está participando da formação, “Na atual conjuntura, na qual a mídia e as redes sociais formam a opinião da classe trabalhadora, é fundamental para o dirigente sindical participar de uma formação que analise profundamente o valor do trabalho, a situação econômica e social do nosso país, sem perder de vista que a realidade vivida é resultado do sistema capitalista”.

O curso possuo oito módulos, distribuídos entre 2017 e 2019, com sua certificação programada para o 13º Congresso da CUT. A certificação será em nível de pós-graduação/especialização, dependendo da escolarização do dirigente inscrito.

Pedro Goettems, dirigente do Sindicato dos Trabalhadores em Administração Escola do RS, destaca que o curso “tem como um dos objetivos fortalecer e embasar com teorias os dirigentes da Central e com isso fortalecer a ação sindical, tornando a experiência formativa fascinante”.

 

Este Programa, partindo dos acúmulos trazidos pelos participantes (o “antes”), para refletir teórica e metodologicamente sobre a atual conjuntura (o “agora”), terá como resultado uma melhor formulação e ação estratégica no âmbito da CUT e de suas entidades filiadas nas incessantes lutas pela garantia de direitos da classe trabalhadora, construindo o futuro com dignidade (o “amanhã”).

 

Confira todos os módulos da formação:

Módulo 1: Características do Capitalismo - 23 a 17/10/2017

Módulo 2: O Estado Brasileiro - 04 a 08/12/2017

Módulo 3: Formação da Classe Trabalhadora - 19 a 23/03/2018

Módulo 4: História do Movimento Sindical - 21 a 25/05/ 2018

Módulo 5: Sistema Brasileiro de Relações do Trabalho - 06 a 10/08/2018

Módulo 6: Comunicação, Cultura e Ideologia - 19 a 23/11/2018

Módulo 7: A História da CUT: movimento de luta e resistência – 25/02 a 01/03/2019

Módulo 8: Desafios do Movimento Sindical - 25 a 29/03/2019

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br