CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > TRABALHADORES DA COMCAP RESISTIRAM, MAS VEREADORES APROVAM PROJETO DO PREFEITO E PODEM PERDER DIREITOS

Trabalhadores da Comcap resistiram, mas vereadores aprovam projeto do prefeito e podem perder direitos

13/07/2017

Trabalhadores da limpeza e coleta de lixo de Florianópolis sofrem forte repressão da Policial Militar e Guarda Municipal e vereadores aprovam projeto que transforma Comcap em autarquia, sem garantia dos direitos dos trabalhadores

Escrito por: Sílvia Medeiros

A capital catarinense esta tomada pelo lixo, mas não é essa a cena que causa maior indignação em Florianópolis. É a violência da Guarda Municipal e da Policia Militar contra trabalhadores e trabalhadoras responsáveis pela limpeza da cidade e que durante quatro dias em greve, resistir contra a transformação da Companhia Melhoramentos da Capital - Comcap, atualmente uma economia mista, numa autarquia.

O que os trabalhadores queriam é que lhes fosse garantido os direitos trabalhistas. O projeto enviado para a Câmara de Vereadores, vindo do prefeito Gean Loureiro do PMDB, da uma garantia de apenas seis meses, sendo que após esse período os administradores da Comcap poderá reduzir direitos dos 1.600 trabalhadores da companhia. O prefeito alega que é necessário fazer essa mudança para conseguir o refinanciamento da dívida com a Previdência, herança de vários prefeitos da capital e hoje chega a 220 milhões de reais.

A dirigente sindical e trabalhadora da Comcap, Fabiana Toledo Soares Paiva fala que essa decisão do prefeito foi arbitrária “A categoria não tem dúvida da violência desse projeto para nós trabalhadores. É de tanto absurdo, que numa cláusula o projeto do prefeito garante o vínculo empregatício dos comissionados, mas não dá essa garantia aos trabalhadores da companhia”.

Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis – Sintrasem, os trabalhadores resistiram. Em vigília em frente a Câmara de Vereadores, eles exigiram que o projeto fosse retirado da ordem de votação. Um grupo permaneceu dentro da Câmara desde segunda-feira, ocupando o espaço com a intenção de protelar e até cancelar essa votação. Do lado de fora trabalhadores da limpeza trouxeram sacos de lixo e colocaram nas portas de entrada do prédio da Câmara Municipal.

Trabalhador foi baleado por bala de borracha na manifestação

A resistência não foi suficiente e não sensibilizou os vereadores aliados de Gean. Desde ontem, dia 12 de julho, a PM junto com a Guarda começou a tratar de forma mais ofensiva os trabalhadores, com cachorros, cavalaria e utilização da tropa de choque, o final da tarde foi de muita violência contra os manifestantes. Muitos foram feridos por balas de borracha e tiveram que ser conduzidos a hospitais próximos. A manhã do dia 13, também não foi diferente, enquanto os vereadores aprovavam o projeto do prefeito, os trabalhadores eram agredidos a mando do prefeito.

Vilmar Osoviski, Secretário de Organização da CUT-SC, acompanhou a mobilização dos trabalhadores, que apesar de ter sido aprovado o projeto, eles saíram vitoriosos com o exemplo de unidade e resistência. “Em tempos de profundo ataque aos direitos dos trabalhadores, ver a mobilização e luta dessa categoria nos inspira e nos mostra que, mesmo nas adversidades, temos que nos manter firmes e lutar pelos nossos direitos”.

A Comcap é uma das poucas empresas de limpeza da cidade que é controlado pela prefeitura. Apesar da votação, a direção do sindicato vai se reunir e pensar os próximos passos. Desde que tomou posse, em janeiro desse ano, o prefeito Gean Loureiro assumiu o desmonte do serviço público e a desvalorização do servidor. Sem pudor e mesmo sofrendo derrotas da categoria que permanece organizada, ele acumula nesse últimos seis meses, o mais forte ataque ao serviço público da capital, numa analogia a situação da cidade, é o que mais tem produzido lixo para o povo.