CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DEBATE SOBRE A OPERAÇÃO “CARNE FRACA” REÚNE AS TRÊS CUTS ESTADUAIS DO SUL DO BRASIL

Debate sobre a operação “Carne fraca” reúne as três CUTs estaduais do sul do Brasil

10/04/2017

Evento trouxe encaminhamentos para proteger produtores rurais e trabalhadores urbanos

Escrito por: Patricia Duarte

Dirigentes sindicais ligados à agricultura e aos trabalhadores urbanos, coordenadores da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar dos três estados, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT - nacional, estadual e regional) e convidados estiveram reunidos nesta segunda, dia 10 de abril, em Chapecó para dialogar sobre a situação atual da produção após a operação ‘Carne Fraca’, deflagrada em fevereiro pela Polícia Federal.

Além de garantir a proteção aos trabalhadores, o debate buscou também encaminhar alternativas conjuntas para defender a conduta ética dos produtores, que atendem fielmente as exigências de produção elencadas pelas agroindústrias nas quais são integrados e evitar demissões dos trabalhadores urbanos ligados ao setor. “Não vamos permitir que os produtores e os trabalhadores urbanos sejam penalizados pelo desfecho da operação. Nosso papel é o de garantir que condições reais para essa defesa e a manutenção da produção, do início ao fim em todas as propriedades que têm agricultores representados por nós”, afirma Alexandre Bergamin, coordenador da Federação dso trabalhadores na Agricultura Familiar de Santa Catarina – FETRAF-SC.

A presidenta da CUT Santa Catarina, Anna Julia Rodrigues reafirmou o debate como fundamental para manter o alerta aos golpes contra os trabalhadores de todos os setores do campo e da cidade. “Devemos ficas atentos aos reais objetivos de tudo isso para fortalecer nossas ações combativas”, enfatiza.

A elaboração de um documento conjunto com a posição das entidades sobre a situação, uma agenda com o Ministério da Agricultura e um ato contra os impactos da operação foram alguns dos encaminhamentos pré-definidos para a sequência do diálogo.