CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > VITÓRIA DOS TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO DE FLORIANÓPOLIS! UMA LUTA QUE VALEU A PENA!

Vitória dos trabalhadores do serviço público de Florianópolis! Uma luta que valeu a pena!

24/02/2017

Dia 23 de fevereiro, os trabalhadores do serviço público municipal de Florianópolis votam pelo fim da greve e comemoram a garantia dos seus direitos

Escrito por: Sílvia Medeiros

Foram 38 dias de resistência contra um pacote de maldades do prefeito Gean Loureiro do PMDB. Organizados pelo Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis – SINTRASEM, os servidores da capital fizeram história e conseguiram derrubar diversos projetos impetrados pela administração recém empossada, que atentavam diretamente contra os direitos dos trabalhadores e contra os serviços públicos da cidade.

“Há um mês estávamos apanhando da polícia por resistir contra o pacote do prefeito, que foi aprovado com um voto de diferença na Câmara de Vereadores. Hoje celebramos essa conquista dos trabalhadores e mostramos que a luta muda a lei!”, destaca a Secretária de Comunicação do Sintrasem, Ana Claudia Silva. A diretora do sindicato lembra de todos os desafios que passaram nesses quase 40 dias de greve. “Começamos uma greve em período de férias de grande parte da categoria, a cidade cheia de turistas, a imprensa tentando colocar a sociedade contra o movimento e a justiça criminalizando o sindicato. Não foi fácil, mas quando colhemos o resultado, percebemos que nada está perdido para quem luta!”

O fim da greve se deu através da intermediação do Tribunal de Justiça que no dia 22 de fevereiro fez uma audiência para buscar o fim da paralisação dos trabalhadores. No acordo o  prefeito Gean precisou recuar e retirou todos os projetos que visavam acabar com os direitos, como o pagamento do anuênio e do triênio; a incorporação das gratificações na aposentadoria; férias de 65 dias para as auxiliares de sala; adiantamento do 13º para as trabalhadoras gestantes e licença prêmio. Para Ana Claudia outra vitória significativa foi a retirada do Projeto da Previdência dos servidores, que além de propor o aumento da alíquota, estabelecia um teto para pagar a aposentadoria complementar. “Num tempo em que o debate no país é um ataque as aposentadorias e a previdência, conseguir que o prefeito do mesmo partido que o Temer, recue nesse projeto é algo simbólico e de extrema importância. Se foi possível em Florianópolis, é possível no país”.

A Secretaria de Mulheres da CUT-SC, Sueli Silvia Adriano, acompanhou a assembleia de encerramento da greve e destacou a unidade dos trabalhadores na resistência contra o pacote de maldades do Gean. “Os trabalhadores e trabalhadoras do serviço público municipal de Florianópolis estão de parabéns! A luta deles mostrou aos quatro cantos do país, que se os trabalhadores estão organizados e unidos, que não tem prefeito ou patrão que vá conseguir retirar direitos!”, para Sueli a greve do Sintrasem além de entrar para a história dos trabalhadores catarinenses, serve como um aviso aos prefeitos que tentarem impetrar projetos semelhantes.