Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ORGANIZAÇÃO SINDICAL É DISPUTA DE PROJETO DE SOCIEDADE

Organização Sindical é disputa de projeto de sociedade

08/02/2017

Mais de 30 dirigentes sindicais participam de debate sobre a organização sindical

Escrito por: Sílvia Medeiros

Entre os dias 7 e 8 de fevereiro na Escola Sindical da CUT, em Florianópolis aconteceu a 21º rodada do Ciclo de Debate “Democracia e Organização Sindical”, a atividade organizadas pela Secretaria de Organização Sindical da CUT nacional em parceria com a Secretaria de Organização Sindical da CUT-SC, trouxe para o estado um cenário dos desafios para a organização sindical da CUT nos dias atuais, com um foco para Santa Catarina.

Coordenado pelo Secretário de Organização Sindical da CUT-SC, Vilmar Osoviski a atividade começou com um debate sobre conjuntura e sobre os desafios que nos esperam nesse ano de 2017. Rosane Bertotti, Secretaria de Formação da CUT nacional destacou o estado de exceção que hoje vive o país, fruto de um golpe de estado, orquestrado pelos donos do grande capital e que tem como principal objetivo, retirar os direitos da classe trabalhadora. “Vivemos uma grave crise do capitalismo e mesmo assim, não temos um avanço para a esquerda, mas sim fortemente para a extrema direita”, de acordo com Rosane o debate da Reforma da Previdência é o grande carro chefe da CUT para esse próximo período.

A presidente da CUT-SC, Anna Julia Rodrigues destacou que a central está se organizando junto com as demais categorias e reforçou o chamado para o dia nacional de greve, dia 15 de março. “Nossa luta não para, dia 8 de março é o pontapé para os grandes atos contra a retirada de direitos e a reforma da previdência, culminando com a greve geral da educação dia 15 de março”.

Após a avaliação da conjuntura, o Secretário de Organização Sindical da CUT nacional, Ari Aloraldo do Nascimento fez uma explanação sobre o cenário de disputas e a necessidade de organização da estrutura sindical. De acordo com Ari, é necessário resgatar todos os princípios de fundação da CUT para definir os rumos de ação. “Além de discutir sobre a burocracia sindical, essa atividade serve para conhecer a realidade das CUTs estaduais e pensar ações construídas de forma coletiva”.

Vilmar Osoviski avalia como positiva essa atividade, pois além de resolver problemas burocráticos das entidades ela estabelece ações para a secretaria. “A Secretaria de Organização está muito além de só cuidar das disputas sindicais, mas é uma secretaria de extrema importância e que contribui para a luta da classe trabalhadora. Não é só sobre eleição, é sobre disputa de projeto de sociedade”.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br