CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOVA RODADA DE NEGOCIAÇÃO DO PISO ESTADUAL FICA AGENDADA PARA JANEIRO DE 2017

Nova rodada de negociação do Piso Estadual fica agendada para janeiro de 2017

19/12/2016

Sem contraproposta do patronal nova negociação fica agendada para dia 13 de janeiro de 2017, após divulgação dos índices de INPC de 2016

Escrito por: Sílvia Medeiros

A segunda rodada de negociação ocorrida na segunda-feira, dia 19 de dezembro, na sede da FIESC, não agradou os representantes dos trabalhadores. Sem apresentar propostas e alegando dificuldades financeiras, os representantes dos empresários disseram que vão aguardar o fechamento do INPC de 2016, para negociar reajuste do piso.

Ivo Castanheira, dirigente da Federação dos Empregados no Comércio e Serviços de Santa Catarina – FECESC e coordenador do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas de Santa Catarina – DIEESE, reforçou o seu argumento de que a negociação é sempre no sentido de melhorar os salários e que o INPC não se negocia, o que queremos é o ganho real. "Estamos negociando o piso dos trabalhadores do estado, ou seja, os salários mais baixos, não estamos falando de valores de 4 a 5 mil reais”, explica Castanheira.

A negociação do Piso Estadual se dá num período turbulento da economia e política brasileira, com fortes ataques aos serviços públicos e divulgação de reformas estruturantes que vão mexer com direitos dos trabalhadores.

Na avaliação de José Álvaro Cardoso, economista do DIEESE/SC, são nesses momentos de crise econômica que é necessário injetar dinheiro na economia, através de reajuste salarial. “Não será com arrocho salarial que a economia vai reagir”. Mauricio Mulinari, também economista do DIEESE/SC na subseção da FECESC, explica que a maior parte dos empregos gerados no país, são através das microempresas, que sobrevivem do consumo interno, do consumo dos trabalhadores.

Cleverson de Oliveira, Secretário de Formação da CUT-SC acompanhou a mesa e ressaltou a importância do piso para as demais negociações das categorias. “Temos uma grande responsabilidade nessa mesa de negociação, o reajuste que definimos aqui, acaba influenciando os demais acordos coletivos de vários trabalhadores”.

Apesar do pedido dos trabalhadores para que tivessem valores fechados do Piso Estadual para 2017, os representantes dos empresários disseram que só terão valores após dia 11 de janeiro, data de divulgação do INPC de 2016. Nova mesa de negociação foi agendada para dia 13 de janeiro, às 10 horas na FIESC.