CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > RAMO DA CONSTRUÇÃO DA CUT FUNDA ASSOCIAÇÃO ESTADUAL

Ramo da Construção da CUT funda associação estadual

02/12/2016

Sindicatos da construção, mobiliário e madeira filiados à CUT SC fundam Associação– ASTICOM/CUT-SC

Escrito por: Valmor Umbelino

Com 35 delegados/as, observadores, também da categoria e convidados, reunidos em Caçador, na sede do SITICOM, os sete sindicatos cutistas do ramo da construção, madeira e mobiliário e construção pesada no estado de Santa Catarina realizam entre os dias 2 e 3 de dezembro a Assembleia de fundação daAssociação dos Sindicatos Cutistas de Trabalhadores nas Indústrias da Construção, do Mobiliário e da Madeira no Estado de Santa Catarina-ASTICOM/CUT-SC.

Segundo VilmarOsovsky, Secretário de Organização da CUT SC e Coordenador do ramo no estado, a decisão de fundar a Associação se deu após várias tentativas de oficializar o registro da federação orgânica, a FETRACOM/CUT. Vilmar destaca que o objetivo da ASTICOM/CUT-SC é atuar como uma federação orgânica da CUT, articulando os sindicatos do ramo em torno das lutas da categoria e da classe trabalhadora, juntamente com a CUT e a CONTICOM, assim como fortalecer o ramo da construção, mobiliário e madeira no sindicalismo cutista.

No debate de conjuntura, participaram o deputado estadual Dirceu Dresch, a presidenta da CUT SC, Anna Julia Rodrigues e Cláudio da Silva Gomes, presidente da CONTICOM/CUT. Anna Julia, em sua saudação, destacou a importância do ramo para a CUT, pois apesar de não ser tão grande em número de sindicatos filiados, não mede esforços em participar nas lutas e instâncias de organização da Central. Os destaques da conjuntura foram os ataques que a classe trabalhadora vem sofrendo com o governo golpista e seus aliados no Congresso Nacional, assim como as recentes aprovações da PEC 55 (antiga PEC 241) e da lei de anticorrupção, aprovada sob forte protesto do Ministério Público e Magistrados devido a emenda que assegurou que poderão responder por crimes de abuso de autoridade. Feito o debate da conjuntura, o coordenador VilmarOsovsky submeteu aos delegados/as a proposta de fundação da Associação, como forma de fortalecer o ramo e o sindicalismo cutista nas lutas em defesa de direitos, sendo aprovada por unanimidade.

Na parte da tarde, foi debatido e deliberado sobre a proposta de Estatuto, de Regimento e da política de finanças da Associação.

A Assembleia segue no sábado, dia 3 de dezembro com a discussão das estratégias e diretrizes de atuação da ASTICOM/CUT para o período 2016-2020, e a eleição da Coordenação Colegiada e do Conselho Fiscal, que serão empossados imediatamente.