CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > JÁ TEMOS ESCOLAS OCUPADAS EM SANTA CATARINA

Já temos escolas ocupadas em Santa Catarina

21/10/2016

O intuito é protestar contra o PEC 241 que retira dinheiro da saúde e da educação e contra a reforma do Ensino Médio

Escrito por: Sílvia Medeiros

Parece que as ocupações nas escolas do Paraná atravessaram as fronteiras do estado e agora chegam em Santa Catarina. Tomados pela vontade de mudar os rumos que o país segue nos últimos meses, com projetos que retiram dinheiro da saúde e educação pública e destruição do currículo do ensino médio, estudantes com idade entre 14 a 18 anos estão ocupando espaços que são deles: tantos os corredores e salas das escolas, como o espaço de ser protagonista na luta, na resistência pelos direitos sociais.

Em Santa Catarina estamos longe dos números de escolas ocupadas no estado vizinho do Paraná, mas até final da tarde de sexta, dia 21 de outubro, dois institutos federais um de Chapecó e outro de Araranguá, mais uma escola estadual de São Lourenço do Oeste, já registraram que estão ocupadas pelos estudantes.

Anna Julia Rodrigues, presidente da CUT-SC destaca que o protagonismo nessa luta é dos estudantes. “Esse movimento da juventude só nos anima e nos dá gás para enfrentar o cenário nebuloso que temos pela frente. O governo golpista achou que iria retirar direitos e que a sociedade engoliria calada. As ocupações mostram que não será assim tão fácil empurrar projetos que precarizam as políticas públicas e pioram a qualidade de ensino”, explica Anna Julia.

Ainda na tarde de sexta-feira, estudantes de Joinville e do Colégio Aplicação da UFSC em Florianópolis, realizaram manifesto de rua, para alertar a população sobre os prejuízos com a PEC 241 e o projeto de reforma do ensino médio. Segundo informação do Portal de Notícias Maruim, o Colégio Aplicação organiza para ocupar a escola na próxima semana.