CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > UMA NEGOCIAÇÃO COLETIVA QUE AVALIA A CONJUNTURA E A LUTA HISTÓRICA POR DIREITOS

Uma negociação coletiva que avalia a conjuntura e a luta histórica por direitos

26/08/2016

Dirigentes de diferentes sindicatos CUTistas de Santa Catarina participam do Curso de Negociação e Contratação Coletiva – NCC, oferecido pela Escola Sindical Sul da CUT

Escrito por: Sílvia Medeiros

Deu início essa semana a primeira turma do Curso de NCC no ano de 2016. A etapa foi realizada entre os dias 23 e 26 de agosto, no auditório da escola, localizado na Ponta das Canas em Florianópolis.

No primeiro dia do curso, os dirigentes tiveram um debate sobre a conjuntura e negociação, que contou com a presença do Supervisor Técnico do Departamento Intersindical de Estudos e Estatísticas Socioeconômicas - DIEESE-SC, José Álvaro Cardoso e da Secretária de Formação da CUT Nacional, Rosane Bertotti.

José Álvaro em sua fala relatou a importância da compreensão da conjuntura para o bom embate numa negociação. “A conjuntura é o pano de fundo pelo qual se desenrola as negociações”. Na avaliação de José Álvaro, vivemos um momento extremamente delicado na reivindicação e conquista de direitos aos trabalhadores, passamos por três grandes crises: internacional, nacional e política.

Rosane Bertotti destaca o papel desse processo formativo para a organização dos trabalhadores. “Se antes a formação já era importante, na atual conjuntura é muito mais”. A Secretaria de Formação faz uma avaliação sobre a urgência da mudança de consciência da classe trabalhadora que assiste sem reação a todos os atentados de retirada de direitos.

O objetivo geral do curso é preparar os dirigentes ligados à Central para a ação sindical em torno de bandeiras históricas e de temas relacionados à conjuntura do momento. O Secretário de Formação da CUT-SC, Cleverson Oliveira, salientou que existe uma grande expectativa em relação aos dirigentes, pelo fato que muitos deles estarão participando das mesas de negociações dos seus sindicatos.

Num público bem diverso entre trabalhadores na iniciativa privada e no serviço público, o curso se divide em três módulos com quatro dias cada. A próxima etapa está agendada para entre os dias 25 a 28 de outubro.