CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > TRABALHADORES DO SERVIÇO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS ENCERRAM GREVE APÓS EXECUTIVO ARQUIVAR PROJETO QUE RETIRA DIREITOS

Trabalhadores do serviço público municipal de Florianópolis encerram greve após executivo arquivar projeto que retira direitos

22/08/2016

11 dias de greve e um grande enfrentamento dos trabalhadores, garantiu a conquista da retirada de pauta do projeto que pretendia alterar a previdência

Escrito por: Portal Maruim

Mais de três mil trabalhadores do serviço público municipal encerraram nesta sexta-feira, 19 de agosto a greve que teve início há onze dias. Os principais motivadores para o término do movimento foram o arquivamento do Projeto de Lei 1.560/2016, de autoria do executivo, que pretendia alterar o regime próprio de previdência dos municipários e o compromisso da prefeitura em pagar o reenquendramento das auxiliares de sala, como nível técnico na tabela salarial, a partir da folha de setembro.

Os trabalhadores presentes na assembleia se mostraram satisfeitos com o desenrolar da greve que contou com episódios de tensão nos últimos dias. Na quarta-feira, 17 de agosto os servidores permaneceram em vigília na Câmara Municipal de Florianópolis para pressionar os vereadores durante a votação do PL, na pauta da sessão do dia. Porém a presença de centenas de trabalhadores pareceu intimidar vereadores da base governista, que não desceram dos seus gabinetes para dar quórum à sessão.

Com isso, na tarde de do dia 18 de agosto os servidores saíram em passeata até a prefeitura. Parte dos trabalhadores subiu ao quinto andar para ocupar o gabinete do prefeito César Souza Júnior (PSD) e tensionar para uma mesa de negociações. Depois de mais de duas horas do lado de dentro do prédio ocupado, o executivo se comprometeu a arquivar o projeto rechaçado pela categoria.

Entenda o caso- Os servidores do município deflagraram greve no dia 3 de agosto em assembleia com mais de duas mil pessoas realizada em frente à Câmara Municipal de Florianópolis (CMF). Os trabalhadores reivindicavam, entre outras pautas, que a prefeitura arquivasse o Projeto de Lei Complementar 1.560/2016, que pretendia alterar o regime próprio de aposentadoria dos servidores municipais, e que cumprisse com o Acordo Coletivo de Trabalho, negociado no período de data-base em março deste ano, reenquadrando as auxiliares de sala no nível técnico da tabela salarial e efetuando o pagamento do plano de carreira.

O PL 1.560 propunha alterar a Lei 349 de 2009 que dispõe sobre a organização do regime próprio de previdência dos servidores municipais de Florianópolis. Seu ponto central estava na passagem do fundo financeiro para o fundo previdenciário dos segurados com idade igual ou superior a 65 anos até 31 de maio de 2016.