CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > SERVIÇO PÚBLICO NA MIRA DO CONGRESSO NACIONAL

Serviço público na mira do Congresso Nacional

08/08/2016

O Projeto de Lei 257 é denunciado pelos representantes dos trabalhadores/as como uma bomba aos servidores e um desmonte do serviço público

Escrito por: Sílvia Medeiros

Vai para votação essa semana o Projeto de Lei 257 que trata sobre a renegociação da dívida dos estados e do ajuste fiscal aplicado aos trabalhadores/as no serviço público. Um projeto que tem na sua aparência a renegociação da dívida, mas que traz cortes profundos nas políticas públicas e na vida do trabalhador.

Dentre as mazelas contidas no PL 257, as que mais impactam é o congelamento do salário dos trabalhadores no serviço público; o impedimento de realização de novos concursos; o aumento do valor descontado dos trabalhadores públicos sobre a previdência; a revisão dos benefícios, progressões e as vantagens dos servidores públicos e, como resultado de tudo isso, a precarização dos serviços públicos destinados à população.

A Secretária de Mulheres da CUT-SC e presidente do Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau – Sintraseb, Sueli Sílvia Adriano destaca que esse projeto traz o estado mínimo para a sociedade brasileira. “Além de retirar direitos dos trabalhadores no serviço público, ele faz com que as condições de atendimento à população sejam precárias, visto que vai diminuir a valorização dos servidores e a qualidade do serviço oferecidos”, explica Sueli.

Diversas mobilizações vem sendo feitas para barrar esse projeto e dialogar com os parlamentares dos prejuízos do 257 para a sociedade. Em Santa Catarina um grupo de lideranças sindicais esteve no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis na manhã de segunda-feira, dia 8 de agosto e na terça, dia 9, dezenas de trabalhadores/as seguem para Brasília num ato contra o Projeto de Lei.