CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > NOVA DIREÇÃO DO SINTESPE TOMA POSSE

Nova Direção do SINTESPE toma posse

08/06/2016

Cerimônia de posse da Diretoria Executiva aconteceu no dia 1º de junho, em Rancho Queimado

Escrito por: SINTESPE

A Diretoria Executiva e de Coordenadores de Núcleo de Base Regional do SINTESPE tomou posse no dia 1º de junho. Esta gestão, que se dará no período de 2016-2019, tem como presidente Antonio Celestino Lins, que ocupa o cargo pela primeira vez. A cerimonia de posse foi realizada no restaurante Mério's Country, em Rancho Queimado. Diretores e funcionários do sindicato acompanharam a solenidade.

Em seu discurso, Antonio Celestino Lins ressaltou seus 27 anos de luta sindical e agradeceuà esposa, as associações que tiveram papel importante na formação da entidade, aos companheiros de direção e funcionários do SINTESPE. “Eu tenho a honra de, junto com o Maurino Silva, finalizar esse mandato de três anos. Tivemos uma gestão maravilhosa. Nunca tivemos brigas e nem atritos. Tivemos sim discussões políticas e continuaremos a ter, porque isso é salutar para o crescimento e desenvolvimento da luta”, declarou.

Lins tem 64 anos, iniciou sua carreira como servidor público em 1968 e vem de uma família tradicional de sindicalistas em Lages, sua cidade natal e lugar do qual “não consegue se desvencilhar”. Sua trajetória como sindicalista foi iniciada em 1977, quando já liderava grupos de servidores que lutavam contra perdas salariais. Atua no SINTESPE desde a formação do sindicato, onde já ocupou diversas funções e teve sua primeira experiência como vice-presidente na gestão 2013-2016.

Aposentado desde 1998, ele vê sua chegada à presidência como um momento histórico e também um presente. Acredita na gestão compartilhada e se mostra grato pela experiência adquirida junto ao atual vice-presidente Maurino Silva e demais colegas de direção.

Uma das maiores preocupações do sindicato atualmente na visão de Antonio é a reposição salarial. “A tabela de vencimentos está defasada há muitos anos. Santa Catarina tem o vergonhoso piso de R$ 820,00 e um teto de R$ 1910,00. É necessário que haja a descompactação desta tabela e o sindicato lutará por isso”. Outra bandeira desta gestão é o atendimento diferenciado oferecido aos trabalhadores. “Os servidores e servidoras são o objetivo do sindicato. Queremos que todos se sintam representados, bem atendidos e próximos da direção”.

A dificuldade de diálogo com o Governo é um dos desafios da gestão, segundo Lins. “O Governo tem compromisso com o capital, com o neoliberalismo e com o favorecimento de seus apadrinhados. Esta visão é contrária ao que o movimento sindical acredita. Atualmente ser recebido pelo Governo para a discussão mínima da pauta de reivindicações é um grande desafio”, ressalta.

O presidente do SINTESPE acredita que o trabalho direto com a base, através dos cursos de formação, visitas aos locais de trabalho, confraternizações e ações que promovam a união dos servidores devem ser intensificadas. “Teremos um mandato coroado de vitórias para todos os servidores”, finaliza.