Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA TÉCNICA DA CUT FORMA CIDADÃOS E CIDADÃS COM UM NOVO MODELO DE ENSINO

Escola Técnica da CUT forma cidadãos e cidadãs com um novo modelo de ensino

29/07/2013

Trabalhadores de diferentes regiões da capital catarinense se formaram em três cursos oferecidos pela Escola Técnica de Turismo e Hotelaria da CUT – ETCHI/CUT.

Escrito por: Sílvia Medeiros

Representantes do sindicato, federação, confederação e da CUT destacaram importância da Escola Técnica no movimento sindicalNa noite de sexta-feira, dia 26 de julho as palavras mais repetidas na cerimônia de formatura da Escola Técnica de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha da CUT em Florianópolis foram, conhecimento e gratidão. Os sorrisos, os gestos, a alegria estampada no rosto de cada um e cada uma dos 105 formandos, dava um tom de missão cumprida para os educadores e trabalhadores da Escola Técnica da CUT.

Pessoas de diferentes regiões da capital catarinense, alguns pela primeira vez em sua vida, puderam celebrar o sonho de ter uma formatura e receber um certificado. Foram 200 horas de aprendizado, quatro meses de encontros diários, para enfim encerrar esta nova etapa de capacitação profissional nos cursos de Comunicação, cultura e Língua Espanhola, Gastronomia e Identidade Cultural e Informática e Comunicação.

Rosana Miyashiro, Coordenadora Pedagógica da ETHCI/CUT, destacou os sentimentos partilhados desde 10 de abril, data em que começou os cursos. “A gente viveu de fato a solidariedade, o conflito, o desafio de conviver com opiniões diferentes e muitos momentos integradores. A gente partilhou muito saber”, destacou Rosana.

Vilmar Osovisky, Secretário de Organização da CUT-SC, que participou da entrega dos certificados, ressaltou o diferencial dos cursos oferecidos pela Escola, que tem uma educação diferente da convencional, focada na cooperação e interação entre educadores e educandos. “A nossa Escola Técnica tem um projeto audacioso, com formação diferenciada pensando numa luta de classe e pautada no direito dos trabalhadores”, salientou Vilmar.

Numa parceria com a Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina – FECESC, com o SindicatoTrablhos feito pelos educandos durante o curso estavam expostos nos corredores da Escola dos Empregados em Edifícios e Imobiliárias de Florianópolis e Região – SEEF e o Sindicato dos Empregados no Comércio Florianópolis – SEC Fpolis, os cursos perpassaram os limites da sede da escola que fica localizada no norte da Ilha, no bairro Ponta das Canas. “Fizemos uma parceria com a escola e levamos para o centro da cidade o curso de espanhol, para que os trabalhadores do comércio de Florianópolis e os empregados em edifícios da região pudessem aproveitar esta oportunidade ofertada gratuitamente pela Escola”, observou Moacir Erosalte Padilha, dirigente da FECESC e tesoureiro do SEEF.

A solenidade da formatura também contou com a presença de Alci Matos Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços – CONTRACS, que salientou o apoio da Confederação para este projeto de educação da Escola Técnica. “A escola faz parte de um projeto e de uma organização sindical que se propõe a ser diferente de outros modelos e a escola tem essa habilidade. Ela interage com o cenário cultural, mostra um novo modelo de elevar e qualificar. Apresenta um aprendizado melhor para a nossa sociedade. Faz a aplicação do conhecimento a partir do que cada um traz, de cada história e juntos formamos muito mais do que profissionais, mas sim cidadãos”, enfatizou Alci.

Madalena Marialva Nunes, zeladora de um edifício de Florianópolis e agora formanda do curso de Comunicação, cultura e Língua Espanhola narrou a importância deste espaço de construção junto com colegas e amigos trabalhadores “Estudar a língua espanhola foi muito importante para nós. De forma didática e dinâmica, conhecemos o mundo do trabalho na América Latina e no Brasil, a construção da identidade integradora entre os povos e mais do que isso, construímos um grupo de amigos. Agradecemos imensamente a Fecesc, o SEEF e o SEC de Florianópolis que nos proporcionaram esta oportunidade e, em especial a Escola Técnica da CUT, que 105 formandos e formandas encerraram curso oferecido gratuitamente pela Escolacom sua educação integral dos trabalhadores faz jus ao nome e objetivo a que se presta. Com isso, queremos e nos propomos a estar inseridos neste projeto e nesta construção de uma nova sociedade”, destacou Madalena.

Toda a cerimônia de formatura foi organizada pela turma do curso técnico em Hospedagem da ETHCI/CUT, com o auxílio dos seus educadores, para que os educandos já colocassem em prática o que estavam aprendendo. Após a cerimônia, todos os mais de 400 convidados foram recepcionados num coquetel de confraternização. Num ambiente decorado e animado, os formandos e familiares puderam comemorar mais esta conquista em suas vidas e esta conclusão de uma nova etapa.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • Orkut
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

RÁDIO CUT
TVT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br