Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > ESCOLA TÉCNICA DA CUT FORMA CIDADÃOS E CIDADÃS COM UM NOVO MODELO DE ENSINO

Escola Técnica da CUT forma cidadãos e cidadãs com um novo modelo de ensino

29/07/2013

Trabalhadores de diferentes regiões da capital catarinense se formaram em três cursos oferecidos pela Escola Técnica de Turismo e Hotelaria da CUT – ETCHI/CUT.

Escrito por: Sílvia Medeiros

Representantes do sindicato, federação, confederação e da CUT destacaram importância da Escola Técnica no movimento sindicalNa noite de sexta-feira, dia 26 de julho as palavras mais repetidas na cerimônia de formatura da Escola Técnica de Turismo e Hotelaria Canto da Ilha da CUT em Florianópolis foram, conhecimento e gratidão. Os sorrisos, os gestos, a alegria estampada no rosto de cada um e cada uma dos 105 formandos, dava um tom de missão cumprida para os educadores e trabalhadores da Escola Técnica da CUT.

Pessoas de diferentes regiões da capital catarinense, alguns pela primeira vez em sua vida, puderam celebrar o sonho de ter uma formatura e receber um certificado. Foram 200 horas de aprendizado, quatro meses de encontros diários, para enfim encerrar esta nova etapa de capacitação profissional nos cursos de Comunicação, cultura e Língua Espanhola, Gastronomia e Identidade Cultural e Informática e Comunicação.

Rosana Miyashiro, Coordenadora Pedagógica da ETHCI/CUT, destacou os sentimentos partilhados desde 10 de abril, data em que começou os cursos. “A gente viveu de fato a solidariedade, o conflito, o desafio de conviver com opiniões diferentes e muitos momentos integradores. A gente partilhou muito saber”, destacou Rosana.

Vilmar Osovisky, Secretário de Organização da CUT-SC, que participou da entrega dos certificados, ressaltou o diferencial dos cursos oferecidos pela Escola, que tem uma educação diferente da convencional, focada na cooperação e interação entre educadores e educandos. “A nossa Escola Técnica tem um projeto audacioso, com formação diferenciada pensando numa luta de classe e pautada no direito dos trabalhadores”, salientou Vilmar.

Numa parceria com a Federação dos Trabalhadores no Comércio de Santa Catarina – FECESC, com o SindicatoTrablhos feito pelos educandos durante o curso estavam expostos nos corredores da Escola dos Empregados em Edifícios e Imobiliárias de Florianópolis e Região – SEEF e o Sindicato dos Empregados no Comércio Florianópolis – SEC Fpolis, os cursos perpassaram os limites da sede da escola que fica localizada no norte da Ilha, no bairro Ponta das Canas. “Fizemos uma parceria com a escola e levamos para o centro da cidade o curso de espanhol, para que os trabalhadores do comércio de Florianópolis e os empregados em edifícios da região pudessem aproveitar esta oportunidade ofertada gratuitamente pela Escola”, observou Moacir Erosalte Padilha, dirigente da FECESC e tesoureiro do SEEF.

A solenidade da formatura também contou com a presença de Alci Matos Araújo, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços – CONTRACS, que salientou o apoio da Confederação para este projeto de educação da Escola Técnica. “A escola faz parte de um projeto e de uma organização sindical que se propõe a ser diferente de outros modelos e a escola tem essa habilidade. Ela interage com o cenário cultural, mostra um novo modelo de elevar e qualificar. Apresenta um aprendizado melhor para a nossa sociedade. Faz a aplicação do conhecimento a partir do que cada um traz, de cada história e juntos formamos muito mais do que profissionais, mas sim cidadãos”, enfatizou Alci.

Madalena Marialva Nunes, zeladora de um edifício de Florianópolis e agora formanda do curso de Comunicação, cultura e Língua Espanhola narrou a importância deste espaço de construção junto com colegas e amigos trabalhadores “Estudar a língua espanhola foi muito importante para nós. De forma didática e dinâmica, conhecemos o mundo do trabalho na América Latina e no Brasil, a construção da identidade integradora entre os povos e mais do que isso, construímos um grupo de amigos. Agradecemos imensamente a Fecesc, o SEEF e o SEC de Florianópolis que nos proporcionaram esta oportunidade e, em especial a Escola Técnica da CUT, que 105 formandos e formandas encerraram curso oferecido gratuitamente pela Escolacom sua educação integral dos trabalhadores faz jus ao nome e objetivo a que se presta. Com isso, queremos e nos propomos a estar inseridos neste projeto e nesta construção de uma nova sociedade”, destacou Madalena.

Toda a cerimônia de formatura foi organizada pela turma do curso técnico em Hospedagem da ETHCI/CUT, com o auxílio dos seus educadores, para que os educandos já colocassem em prática o que estavam aprendendo. Após a cerimônia, todos os mais de 400 convidados foram recepcionados num coquetel de confraternização. Num ambiente decorado e animado, os formandos e familiares puderam comemorar mais esta conquista em suas vidas e esta conclusão de uma nova etapa.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Marcha das Mulheres 2015
Marcha das Mulheres 2015

Marcha das Mulheres 2015

RÁDIO CUT
TVT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br