CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > DIRIGENTES DO SINTRAM DE SÃO JOSÉ PARTICIPAM DE CURSO DE FORMAÇÃO

Dirigentes do Sintram de São José participam de curso de formação

12/11/2012

Dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de São José – SINTRAM, participaram do Curso de Formação oferecido pela CUT-SC.

Escrito por: Sílvia Medeiros

Na sexta, dia 09 de novembro, onze dirigentes do Sintram, participaram do 1° Módulo do Curso de Organização e Representação Sindical de Base – ORSB. O curso traz diferentes abordagens a fim de preparar os/as dirigentes e demais trabalhadores/as para atuarem no seu local de trabalho e é dividido em quatro módulos: Módulo 1 – Sociedade, estado e relação de Poder; Módulo 2 – A organização dos/as Trabalhadores/as; Módulo 3 – Organização e Formação no local de Trabalho; e o último módulo que o tema é definido pela CUT estadual, em Santa Catarina será abordado o tema Saúde do/a Trabalhador/a.

No primeiro dia de curso, os/as participantes puderam falar quais eram as suas expectativas em relação à formação “Queremos conhecer a luta de todos, aprender como funciona o sindicato e entender qual é o nosso papel”, ressalta Valdir Freitas Araújo, membro da direção do Sintram. De acordo com Liliana Piscki, secretária de Formação Sindical da CUT-SC, o ORSB atende as expectativas do Valdir, pois faz com que o dirigente entenda o seu papel “O objetivo do ORSB é dar aos/as dirigentes elementos para que ele/ela possa atuar na base de seu trabalho”, destaca Liliana.

O ORSB é uma iniciativa da Secretaria de Formação da CUT nacional e faz parte do Plano de Ação Sindical – PAS. Durante o ano são feitos ORSB em diversas regiões do estado, atualmente sete turmas estão em andamento e são coordenadas por um grupo de formadores, composta por dirigentes de diversas categorias e regiões do estado e também por assessores da CUT-SC.

A presidente do Sintram, Jumeri Zanetti, destaca que este é o primeiro curso de formação oferecido aos/as dirigentes do Sintram de São José “O curso é importante, pois é neste espaço que podemos discutir e ver as dificuldades de toda a classe trabalhadora. Conhecer a luta de todos e depois sermos multiplicadores do que aprendemos aqui, com ações no nosso local de trabalho”, ressalta Jumeri.

Posição da CUT sobre a Reforma da Previdência

Entrevista com Vagner Freitas, Presidente Nacional da CUT