Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > PRIMEIRO SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA SECRETARIA NACIONAL DE RELAÇÕES DE TRABALHADO

Primeiro Seminário de Planejamento da Secretaria Nacional de Relações de Trabalhado

12/04/2010

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores e secretários das CUTs estaduais e de ramos cutistas se reuniram nesta-terça feira (6), na região central de São Paulo, para promover o 1º Seminário de...

Escrito por:

Dirigentes da Central Única dos Trabalhadores e secretários das CUTs estaduais e de ramos cutistas se reuniram nesta-terça feira (6), na região central de São Paulo, para promover o 1º Seminário de Planejamento da Secretaria de Relações de Trabalho.

Na mesa inaugural do evento, que teve como tema \"Democratizar é preciso\", esteve   presente o Secretário Geral Nacional da CUT Quintino Severo, o Presidente Nacional da CUT, Artur Henrique, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e de Turismo da Prefeitura de São Bernardo do Campo, Jefferson José da Conceição, a secretaria de relações do trabalho da CUT nacional Denise Motta, o especialista da OIT no Brasil, Paulo Sérgio Muçouçah e a  Secretária sub-regional da Internacional dos Serviços Públicos (ISP), Mônica Valente.

No período da tarde, os trabalhadores discutiram as interfaces de trabalho entre as diversas secretarias.

Secretário Nacional de Organização e Política Sindical da CUT, Jacy Afonso de Melo, iniciou a intervenção indicando o papel importante das CUTs estaduais nos processos de negociação. “As CUTs nos estados devem liderar as negociações coletivas regionais e atuar ao lado dos sindicatos para que não se tornem meras tocadoras de demandas da CUT nacional.”
Após resgatar o histórico da criação da Secretaria Nacional de Relações de Trabalho da CUT (SRT), Denise Motta Dau, falou sobre a criação do Fórum Nacional do Trabalho, em 2003, que debateu por dois anos um projeto de reforma sindical.
Entre as atribuição da SRT, Denise citou a atuação ao lado dos sindicatos para que incluam nos acordos e convenções coletivas pontos para além da cláusula econômica como a redução da jornada de trabalho e limitação de horas extras, o combate à terceirização e o combate à discriminação por raça e gênero.

Na última mesa, secretários cutistas apontaram as perspectivas e dois temas em comum: a necessidade de unidade e a luta por igualdade.

Estiveram presentes nesta mesa o Secretário Nacional de Formação, Celetinos Lourenço,  a Secretária da Juventude, Rosana Sousa de Deus, o Secretário de Políticas Sociais, Expedito Solaney, representando a Secretária Nacional de Combate ao Racismo, Maria Júlia Nogueira, a Secretária de Combate ao Racismo da CUT-SP, Rosana Silva, o Secretário de Saúde do Trabalhador, Manoel Messias, a Secretária da Mulher Trabalhadora, Rosane Silva, e por fim, a Secretária do Meio Ambiente, Carmen Foro.


Na quarta (7), a CUT encerra o seminário com o planejamento interno.

 

A primeira mesa teve como atribuição a explanação do resultado do questionário dos Estados que estiveram presentes no evento, junto a exibição do planejamento nacional da CUT.

Logo após essa mesa de explanações, constitui-se o planejamento em si. O público presente foi dividido em grupo com a intenção de definir prioridades para a secretaria.

Entre as prioridades apontadas para o próximo período, um dos destaques foi a luta pelo Trabalho Decente.

No final do planejamento fez-se uma breve avaliação. Por unanimidade dos presentes a avaliação foi positiva, principalmente no que diz respeito ao esclarecimento das atribuições da Secretaria de Relações do Trabalho e a clareza de foco nas lutas futuras a partir do planejamento.

 

Carlos Eduardo de Souza

Secretário de Relações do trabalho CUT-SC

Saiba mais: www.cut.org.br/content/view/19687/170/

Primeiro Seminário de Planejamento da Secretaria Nacional de Relações de Trabalhado

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista
Tutorial: Saiba como participar da campanha pela anulação da Reforma Trabalhista

#AnulaReforma

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br