CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUES > CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS E ESTADUAL DE DEFESA CIVIL EM SC

Conferências Municipais e Estadual de Defesa Civil em SC

11/02/2010

Escrito por:

De acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina, a Defesa Civil tem por objetivo planejar e promover a defesa permanente contra as calamidades públicas e situações de emergência. É um dever do Estado, além de ser um direito e responsabilidade de todos.

A população mundial e brasileira tem sofrido nestas últimas décadas os efeitos das mudanças climáticas globais e o aumento expressivo do número de desastres. Os exemplos se multiplicam a cada dia nas páginas dos jornais do Estado, do Brasil e do mundo.

Nesse sentido, torna-se imprescindível a discussão e aprimoramento das políticas existentes. E da necessidade de se fortalecer as atividades de Defesa Civil no país, e garantir a sistematização das suas ações é que está ancorada a -1ª Conferência Nacional de Defesa Civil e Assistência Humanitária , convocada para os dias 23, 24 e 25 de março.

Cidades catarinenses se organizam desde dezembro para realizar suas Conferências Municipais de Defesa Civil, com o objetivo de discutir o tema entre o poder público e sociedade. Conforme levantamento realizado pelo órgão estadual, mais de 35 municípios já realizaram suas conferências e outros 13 irão sediar nas próximas semanas. O prefeito Dário Berger já firmou o compromisso de realizar a Conferência Municipal de Defesa Civil no município de Florianópolis, no próximo dia 25 de fevereiro. A etapa estadual acontece no dia 03 de março, na capital do estado catarinense.

A Central Única dos Trabalhadores de Santa Catarina (CUT-SC) que tem acompanhado os debates desde dezembro vem, através desta, salientar a importância do tema as suas entidades filiadas e pedir que os representantes sindicais, dentro das possibilidades, possam participar das conferências em seus respectivos municípios, elegendo o maior número de delegados cutistas, ou mesmo, articulando junto ao executivo a realização da conferência em sua cidade.

Para obter mais informações a respeito desse debate que se apresenta como novo, encaminhamos em anexo um documento elaborado pela Comissão Pró-Conferência de Defesa Civil. O site da comissão é www.pro-conferenciadefesacivil.org

Conferências Municipais e Estadual de Defesa Civil em SC