Twitter Facebook YouTube

CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > REGIONAL DE CHAPECÓ REALIZA A PRIMEIRA ETAPA DE SANTA CATARINA DA CONAPE 2018

Regional de Chapecó realiza a primeira etapa de Santa Catarina da CONAPE 2018

07/11/2017

Primeira etapa regional da Conferência Nacional Popular de Educação debateu sobre a implementação dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação

Escrito por: Silvia Menegatti (Jornalista do SITESPM-CHR)

 

 

Na última quarta-feira (1º), aconteceu a primeira etapa regional da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), em Chapecó. Com o auditório da UFFS lotado, professores do Ensino Superior, Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica, estudantes do Ensino Médio e Superior, pais, mães e representantes de entidades sindicais e populares debateram sobre a implementação dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação.

A CONAPE está seno coordenada em Santa Catarina pelo Fórum Estadual  de Educação, que realizará 12 conferências regionais preparatórias para a conferência Estadual, que acontecerá no dia 10 de março de 2018, em Florianópolis, e reunirá os delegados eleitos nas Conferências Regionais. Já etapa nacional está marcada para abril de 2018, em Belo Horizonte.

Chapecó elegeu 58 delegados representantes de pais, professores, estudantes e Movimentos sociais.  A Conferência Regional de Chapecó reuniu participantes das regiões de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Palmitos e Pinhalzinho, com representantes de aproximadamente 50  municípios dessas regiões.

Coordenada pelas Entidades sindicais e populares e instituições de ensino superior e tecnológico, o evento teve o objetivo de promover o debate,  o monitoramento e a  avaliação do cumprimento das Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação.

As lideranças presentes na CONAPE avaliam que as medidas entreguistas do Governo Temer e da maioria dos Deputados e Senadores, combinado com o pensamento político reacionário manifestado em posições, como “a escola sem partido” , ameaçam o futuro da educação pública, laica, gratuita e universal e da democracia e do  desenvolvimento do Brasil.

Os participantes da CONAPE denunciam que as principais metas do PNE não estão sendo implementadas, como a ampliação do investimento do PIB  em educação, que deveria atingir 7% em 2019 e 10% em 2024;  a aprovação do Sistema Nacional de Educação; a universalização da pré-escola e do ensino médio; a implementação do Custo Aluno Qualidade no financiamento  e na qualidade do ensino; o concurso público e a estabilidade para 90% dos professores; a elevação da remuneração dos professores à média das outras profissões com graduação. O Governo Temer está transformando em letra morta o PNE!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br