CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > REGIONAL DE CHAPECÓ REALIZA A PRIMEIRA ETAPA DE SANTA CATARINA DA CONAPE 2018
07/11/2017
Na última quarta-feira (1º), aconteceu a primeira etapa regional da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE), em Chapecó. Com o auditório da UFFS lotado, professores do Ensino Superior, Educação Básica, Educação Profissional e Tecnológica, estudantes do Ensino Médio e Superior, pais, mães e representantes de entidades sindicais e populares debateram sobre a implementação dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação.
A CONAPE está seno coordenada em Santa Catarina pelo Fórum Estadual de Educação, que realizará 12 conferências regionais preparatórias para a conferência Estadual, que acontecerá no dia 10 de março de 2018, em Florianópolis, e reunirá os delegados eleitos nas Conferências Regionais. Já etapa nacional está marcada para abril de 2018, em Belo Horizonte.
Chapecó elegeu 58 delegados representantes de pais, professores, estudantes e Movimentos sociais. A Conferência Regional de Chapecó reuniu participantes das regiões de Chapecó, São Lourenço do Oeste, Xanxerê, Palmitos e Pinhalzinho, com representantes de aproximadamente 50 municípios dessas regiões.
Coordenada pelas Entidades sindicais e populares e instituições de ensino superior e tecnológico, o evento teve o objetivo de promover o debate, o monitoramento e a avaliação do cumprimento das Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação.
As lideranças presentes na CONAPE avaliam que as medidas entreguistas do Governo Temer e da maioria dos Deputados e Senadores, combinado com o pensamento político reacionário manifestado em posições, como “a escola sem partido” , ameaçam o futuro da educação pública, laica, gratuita e universal e da democracia e do desenvolvimento do Brasil.
Os participantes da CONAPE denunciam que as principais metas do PNE não estão sendo implementadas, como a ampliação do investimento do PIB em educação, que deveria atingir 7% em 2019 e 10% em 2024; a aprovação do Sistema Nacional de Educação; a universalização da pré-escola e do ensino médio; a implementação do Custo Aluno Qualidade no financiamento e na qualidade do ensino; o concurso público e a estabilidade para 90% dos professores; a elevação da remuneração dos professores à média das outras profissões com graduação. O Governo Temer está transformando em letra morta o PNE!
Conteúdo Relacionado
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)