CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > LIVRO DA 9ª EDIÇÃO DO CONCURSO CONTO E POESIA SERÁ LANÇADO DIA 10

Livro da 9ª edição do Concurso Conto e Poesia será lançado dia 10

31/10/2017

O Sinergia lança no dia 10 de novembro o livro com os contos e poesias dos trabalhadores que foram selecionados durante o Concurso Literário Conto e Poesia

Escrito por: Assesoria do Sinergia

Mais do que entretenimento, a cultura é o modo pelo qual uma sociedade dá sentido à sua própria existência. Com essa compreensão, o Sinergia (Sindicato dos Eletricitários de Florianópolis e Região) vem desenvolvendo suas ações. Uma delas é o Concurso Literário Conto e Poesia, cujo livro com os trabalhados selecionados (15 contos e 30 poesias) será lançado no dia 10 de novembro (sexta-feira), a partir das 19 horas, na Fundação Cultural Badesc (Rua Visconde de Ouro Preto, 216, centro, Florianópolis).

Concebido em 1992 com o objetivo de estimular a produção e difusão da literatura produzida em Santa Catarina, o concurso atinge em 2017 a sua nona edição. Nesses 25 anos, contou com a participação de 2.322 pessoas e de 6.230 trabalhos inscritos de todas as regiões do estado. Esses dados, por si só, demonstram a pulsante produção literária em SC, cujos espaços para divulgação quase inexistem. As obras dos escritores e escritoras tem que contar, quase sempre, com o esforço de quem a produz para que cheguem a um maior número de pessoas. É lógico que hoje se dispõe de mecanismos tecnológicos que outrora nem se contava. Mas o que estamos observando aqui é o pouco investimento do poder público e também da iniciativa privada, no estímulo à produção e difusão da cultura.

Também por essas razões, e sem querer substituir o papel do Estado no fomento a cultura, o Sinergia resiste e mantém o concurso por tanto tempo. Aliás, é um dos poucos em vigor em Santa Catarina e o único na modalidade conto e poesia. Mas, afinal, porque um sindicato já com tantas responsabilidades deve se ocupar com a questão cultural? A resposta é simples: nada está fora da cultura! A cultura permeia pensamentos e ações, em qualquer tempo e civilização. Ela atribui sentido a existência humana e pode contribuir para a evolução da sociedade, na medida em que estimula o senso crítico e favorece ao exercício da criatividade e da solidariedade. Além disto, as ações de caráter lúdico e poético ajudam a compreender o papel da cultura e a ampliar a visão de mundo.

Neste sentido, entende o Sinergia, é fundamental que, além das questões econômicas e do chamado “mundo do trabalho”, as entidades sindicais também incentivem a produção artística, e não só de seus representados, buscando assim – no que for possível, ampliar a sua fruição na sociedade. Desta forma, estará ajudando no esforço de melhor distribuir os bens simbólicos em nosso país, tão concentrados quanto os bens materiais. Não por acaso, cada premiado receberá 15 exemplares da obra e todos que participaram receberão 1 exemplar. Mais de 500 exemplares do livro serão distribuídos gratuitamente à todas as bibliotecas públicas de Santa Catarina, sindicatos e entidades culturais do país.

O concurso Literário Conto e Poesia é uma referência para o público e produtores da literatura em Santa Catarina, e tem sido um espaço de experiência e afirmação da qualidade dos escritores selecionados. Muitos dos que participaram do concurso, hoje são autores reconhecidos no estado e atuam na área da literatura. A festa de lançamento do livro Conto e Poesia, no dia 10/11, é mais uma ação do Sinergia que visa estimular o diálogo sobre a literatura e envolver o público em geral. Além disso, pode proporcionar o encontro dos escritores catarinenses e de outros artistas.