CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > NOTA DE PESAR PELO FALECIMENTO DE EURIDES MESCOLOTTO

Nota de pesar pelo falecimento de Eurides Mescolotto

27/09/2017

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores

Escrito por: Valmor Umbelino

É com pesar que a Direção da CUT SC reunida nesta quarta feira, em Fpolis, recebe a informação do falecimento do histórico companheiro Eurides Mescolotto.

Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores, foi o primeiro candidato do partido ao governo de Santa Catarina, em 1982, e disputou vários cargos eletivos, sendo fundamental na construção e fortalecimento do partido nos seus primeiros anos.

Como militante nas lutas por direitos e justiça social, Mescolotto participou, na primeira metade da década de 1980, do movimento de fundação da CUT SC.

Com a posse de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, em 2003, Mescolotto assumiu a presidência do Banco do Estado de Santa Catarina (Besc) e evitou a privatização, sendo, depois, incorporado pelo Banco do Brasil.

Na sequencia, 2008, assumiu a presidência da Eletrosul, ficando no cargo por sete anos e, novamente, realizando grandes feitos. Tão logo assumiu a função, iniciou um processo de recuperação da empresa, que estava no processo de sucateamento e privatização. Com Mescolotto, a Eletrosul voltou à geração, que havia sido privatizada no governo de Fernando Henrique Cardoso, e transformou-se na melhor transmissora de energia do Brasil, reconhecida pela Aneel, e na principal estatal em energia renovável do país.

Em um cenário de grandes desafios para a classe trabalhadora no país, a morte de uma liderança como Mescolotto, traz o sentimento de muita tristeza porém, na mesma proporção, também, o sentimento da responsabilidade e o do comprometimento com as lutas por direitos e inclusão sócio-política e econômica da maioria da população brasileira, formada por trabalhadores e trabalhadora,  e que tem sofrido todos os tipos de ataques, tanto pelo governo golpista de Michel Temer quanto pelo omisso governador do Estado, Raimundo Colombo.

Florianópolis, 27 de setembro, de 2017.

Direção Estadual da CUT SC

Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha
Senadora Gleisi Hoffmann fala sobre a campanha "Anula Reforma"