CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > SERVIDORES MUNICIPAIS DE XAXIM INICIAM GREVE NA MANHÃ DO DIA 22

Servidores Municipais de Xaxim iniciam greve na manhã do dia 22

21/06/2017

Entre as pendências com a categoria, os pontos econômicos são os mais preocupantes, além do prefeito insistir em não receber os representantes do Sindicato para negociar

Escrito por: Silvia Menegatti

Na noite fria de segunda-feira dia 19 junho aconteceu Assembleia dos Servidores Municipais de Xaxim na Sede dos Idosos Aconchego, coordenada pela presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Chapecó e Região - SITESPM-CHR Vania Barcellos.

Após um longo debate a votação aconteceu e a maioria dos servidores aprovaram a transformação do Estado de Greve para greve, já comunicado ao prefeito, que iniciará na manhã de quinta-feira (22) em frente a prefeitura de Xaxim.

A decisão foi tomada porque o prefeito Lírio Dagort (PSD) ainda não pagou a reposição da defasagem aos servidores, que tem data-base maio/16 no percentual de 3,47%, em atraso desde novembro de 2016, conforme Lei Municipal nº 169/2016.

Reajuste aos professores também com data-base maio/16 no percentual de 4,47%, em atraso desde novembro. Essa situação tem gerado grande desconforto na categoria fato agravado pelo Prefeito não ter recebido a Direção do Sindicato para negociar.

Além da reposição dos servidores (3,99%) e reajuste dos professores (7,64%) com data-base maio/17 a categoria também reivindica o cumprimento da Lei que concede aumento ao vencimento da equipe de enfermagem, jornada de trabalho dos Agentes de Saúde, 2% de acréscimo na Regência de Classe dos professores, 2% de Progressão aos professores e 1% de Progressão por Mérito a todos os servidores.

Tentativas de Negociação - A primeira Assembleia dos servidores aconteceu no dia 06 de abril onde a Pauta de Reivindicações foi aprovada pela categoria, desde então, a Direção do SITESPM-CHR, tem tentado agendar reunião com o prefeito para debater os pontos da pauta e ter uma resposta oficial da mesma, solicitações que não foram atendidas pelo prefeito.

Em nova Assembleia realizada no dia 05 de junho, mais uma vez a categoria esteve reunida e decretou o Estado de Greve, o prefeito foi comunicado oficialmente, porém, mais uma vez não abriu as portas de seu gabinete para receber a Direção do Sindicato.

Greve - A concentração dos Servidores Municipais acontecerá na próxima quinta-feira (22) a partir das 8horas em frente da prefeitura de Xaxim. Nova Assembleia será realizada durante a greve.