CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > CAMPANHA NATAL CONSCIENTE PEDE PELO FIM DA EXPLORAÇÃO DO TRABALHADOR

Campanha Natal Consciente pede pelo fim da exploração do trabalhador

12/12/2016

Criada pelo Sitracom, campanha lembra que mais do que o lucro, os comerciantes devem cumprir com os direitos trabalhistas e com os acordos com a categoria

Escrito por: Felipe Balthazar

O Natal é sempre uma época especial. No teor religioso, ele desperta o espírito fraterno; já no comércio, ele é utilizado para impulsionar as vendas. Nesta disputa pelo lucro, os trabalhadores vivem uma verdadeira maratona, com as lojas abrindo em horário especial do Natal ao ano novo.

E para conscientizar a sociedade, o Sindicato dos Comerciários do Vale do Araranguá – Sitracom, lançou a campanha “Natal Consciente”, que tem como lema “Neste Natal não explore os trabalhadores e respeite os acordos com a categoria”. Segundo o diretor Joelcio Cesar dos Santos, o Saba, a intenção é lembrar que por trás da beleza do Natal, ainda existe muita exploração.

“Não são todas as empresas, claro, mas muitas ainda têm o hábito de cobrar mais horas extras do que o permitido pela Lei, e além disso, não pagam estas horas”, disse Saba. Opinião que é seguida pelas diretoras Ana Maria Chechetto e Valéria Leandro. “Muitas empresas cobram o horário especial do trabalhador, mas não fornecem alimentação. Ainda tem muita exploração no mercado e é sobre isto que a campanha trata”, pontuaram.