CUT SC > LISTAR NOTÍCIAS > DESTAQUE CENTRAL > DIRIGENTES DA REGIONAL SUL DA CUT-SC CONCLUEM CURSO DE FORMAÇÃO

Dirigentes da Regional Sul da CUT-SC concluem Curso de Formação

08/12/2016

Depois de oito meses, se encerrou na noite do dia 5 de dezembro o Curso de Formação de Dirigentes Sindicais da Regional Sul da CUT-SC

Escrito por: Sílvia Medeiros

A atividade aconteceu num formato diferente dos tradicionais cursos de formação da central. Os encontros eram quinzenais, toda segunda-feira à noite e teve início dia 8 de março e se encerrou na última segunda.

O curso formou 20 dirigentes sindicais que ao longo de 2016 participaram da formação. A atividade foi de responsabilidade do Coordenador de Formação da Regional Sul da CUT, Edegar Generoso e a formadora Jucélia Vargas.

Edegar avalia que foi um espaço muito importante, principalmente por que nesse ano o movimento sindical encontrou condições desfavoráveis para organização dos trabalhadores. “Foi muito bom perceber a evolução dos trabalhadores ao longo do percurso. Chegaram aqui com uma concepção de sociedade e saíram compreendendo a importância da luta do movimento sindical, sua história e seus enfrentamentos”, relata Eedegar.

Para o Secretário de Formação da CUT Santa Catarina, Cleverson Oliveira, a atividade pioneira da Regional Sul demonstrou como podemos criar formas diferentes de espaços formativos, para se adaptar com a realidade dos trabalhadores. “O tempo que estamos passando exige que criamos novas formas de dialogar com a classe trabalhadora, exige que tenhamos dirigentes sindicais preparados para a luta e que compreendam o que se passa na sociedade. A experiência de formação da Regional Sul faz parte desse espaço de preparação da luta dos trabalhadores” , explica Cleverson.

No próximo planejamento da Regional Sul será levantada a sugestão de realização de mais um ano de formação, para que novos dirigentes sindicais possam participar do espaço. Todos os sindicatos da CUT que compõem a regional sul são convidados a construir e participar do curso.