Twitter Facebook YouTube

CUT SC > SECRETARIA GERAL

Secretaria Geral

Renaldo Pereira - Secretária Geral

Entidade de Base: Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação de Criciúma e região (SINTIACR)

Operador de Câmaras do Frigorífico Cargil Alimentos de Criciúma, Renaldo é Secretário de Finanças da CUT-SC.

Dirigente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Criciúma e região – Sintiacr, situado na região sul de Santa Catarina.

Renal do Pereira, natural de Criciúma, filho de Pedro Cardoso Pereira e de Maria Urbano Pereira. Renaldo teve como uma das suas primeiras profissões a de mineiro em minas de carvão em Criciúma, profissão que herdou do pai e de muitos outros trabalhadores da região sul do estado, que agrega um grande campo de exploração do carvão mineral.

No movimento sindical, depois de ter participado de diversas mobilizações dos/as trabalhadores/as das minas no final dos anos 80, Renaldo em 1994 com apenas seis meses de serviço na empresa Seara Alimentos, foi uma das lideranças do movimento grevista daquela empresa. E no ano de 1996 foi convidado a participar da Chapa de oposição do Sindicato da Alimentação, chapa esta que saiu vitoriosa.

No primeiro mandato ele compunha o quadro do Conselho Fiscal e depois, já no segundo mandato, em 1999 ele foi liberado por sua empresa para assumir a função de tesoureiro do Sintiacr, função esta que ficou até julho de 2005 e em seguida assumiu a função de Presidente do Sindicato da Alimentação.

Durante este período, Renaldo junto com os/as trabalhadores/as da alimentação enfrentaram uma forte crise no setor, crise esta originada pela Gripe Aviária que acabou causando diversas demissões e também dificultou a negociação entre trabalhadores x empresas.

Em 2009, ainda na frente do Sindicato da Alimentação, Renaldo Pereira foi eleito no 10° Congresso da Central Única dos Trabalhadores – CUT-SC, Secretário de Organização e Polítcia Sindical da central catarinense.

Durante este período, Renaldo participou de diversas eleições sindicais, enfrentando fortes oposições de outras centrais, como foi o caso do Sindicato dos Trabalhadores em Papéis de Lages e região e o Sindicato dos Trabalhadores das Carnes de Chapecó, sendo que este último a chapa cutista saiu vitoriosa.

Em 2012, no 11° Congresso da Central Única dos Trabalhadores de SC, Renaldo foi eleito para a Secretaria de Finanças da CUT-SC e em 2015, no 12° Cecut, renaldo assumiu a Secretaria geral da CUT-SC. 

Email: renaldo@cut-sc.org.br 

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT
Programa DizCUT Jornal dos Trabalhadores

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE SANTA CATARINA
Rua Visconde de Ouro Preto, 87 | Centro | CEP 88020-040 | Florianópolis | SC
Fone: (048) 3024-2053 | www.cut-sc.org.br | e-mail: cut-sc@cut-sc.org.br